Total de visualizações de página

Quem sou:

Minha foto
Aluno do curso de Matemática da UESB.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Resumo

Revista: educação e pesquisa, da faculdade de educação da USP, jan/abr 2011. Pág: 15 à 30. Volume 37.
Tema: a contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental.

O tema inicia discutindo sobre uma pesquisa da Constituição Federal  de 1988 a garantia das crianças de 0 a 6 anos no ensino básico, passando as responsabilidades aos municípios de oferecer espaços para garantia a entrada dessas crianças no ensino fundamental.
Disso vieram a somar uma transição de processos como: a antecipação da idade na primeira série de 7 para 6 anos, a ampliação do ensino fundamental de 8 para 9 anos e a obrigatóriedade da entrada da criança à escola a partir de 4 anos e a criação da Fundeb.
De acordo com a (UNESCO/ OECD, 2005a ; 2005 b), no ponto de vista do currículo e da orientação pedagógica, há uma variação muito grande em termos de qualidade de atendimento oferecido nas creches e escolas... A situação encontrada nas creches é geralmente pior do que nas pré-escolas.
Essa pesquisa foi realizada em seis capitais brasileiras, em 150 instituições de ensino infantil e ensino fundamental; Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro e Teresina.

Outro tema: o impacto da frequência à educação infantil nos resultados de aprendizagem no ensino fundamental. Pág.: 18.

Esse parágrafo inicia discutindo que a entrada da criança nas escolas é direito de todos, que isso também obtém um benefício não só para o futuro, mas também para as vivências que esse estudo proporciona à criança naquela fase da sua vida.
[...]Na maioria das pesquisas citadas, foi registrado um impacto positivo no desempenho cognitivo das crianças[...]
Foi realizado também, várias pesquisas longitudinais avaliando o que as crianças estavam aprendendo no seu período de pré-escola servia para alguma coisa no futuro, ao longo de sua vida.
Foram analizados também resultados da Provinha Brasil mostrados na tabela da Pág. 25.